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UFRGS (português) 2010

Posted by Henrique I. Weizenmann on 12:24 in
Responda as questões conforme o texto:
1  Nos últimos 500 anos temos falado e escrito a língua portuguesa no Brasil. 2Nos primeiros séculos, apenas 30% dos habitantes falavam a língua de 3Portugal, e nem todos a escreviam. Os outros 70% ... aloglotas, ameríndios e 4africanos. Foi necessário esperar até o século XVIII para que a língua 5portuguesa efetivamente se tornasse a língua majoritária do país.
6  Que língua é essa que falamos e que escrevemos (tão pouco)? Continua a ser o 7português europeu? Ou já falamos o "brasileiro"?
8  Tem-se notado que desde o século XIX ... a aparecer no português do Brasil 9alguns elementos fonéticos e gramaticais divergentes do uso europeu. Vejamos 10alguns poucos exemplos.
11  Pronunciamos todas as vogais que precedem a vogal tônica, como em 12telefone, enquanto os portugueses passaram a apagá-las, dizendo tulfón. Às 13vezes, deixamos cair as vogais iniciais como em , por está, mantidas pelos 14portugueses em seu modo característico de atender ao telefone: está? está lá? 15Também alteramos bastante a gramática. Para ficar só num caso: no quadro 16dos pronomes pessoais, mantivemos eu e ele para a primeira e a terceira 17pessoas, mas estamos substituindo progressivamente tu por você e nós por a 18gente. Vós desapareceu.
19  Significaria então que já nasceu a língua brasileira? Algumas dificuldades 20impedem uma resposta positiva, pois muitos dos fenômenos diferenciadores ... 21já no português medieval. Indo por aqui, o português do Brasil seria 22considerado mais conservador que o português europeu, e a pergunta então 23não é se temos uma nova língua por aqui, e sim por que "eles" mudaram a 24língua por lá... Muito provavelmente, o português do Brasil está combinando 25características conservadoras e inovadoras, seguindo, nisso, uma direção 26distinta daquela do português europeu.

1) Assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas das linhas 3, 8 e 20
A) eram de - começou - atestam-se
B) eram - começaram - são atestados
C) era de - começaram - são atestados
D) eram - começou - atestam-se
E) eram de - começou - atesta-se

Resposta: B
1ª lacuna requer plural.
2ª também.
só sobra a B.

2) No terceiro e no quarto parágrafos do texto, o autor faz referência a uma oposição entre dois níveis de análise de uma língua: o fonético e o gramatical:

 Verifique a que nível se referem as características do português falado em Portugal a seguir descritas, identificando-as com o número 1 (fonético) ou com o número 2 (gramatical).

(  ) Construções com infinitivo, como estou a fazer, em lugar de formas com gerúndio, como estou fazendo.

 (  ) Emprego frequente da vogal tônica com timbre aberto em palavras como académico e antónimo.

 (  ) Uso frequente de consoante com som de k no final da sílaba, como em contacto e facto.

 (  ) Certos empregos do pretérito imperfeito para designar futuro de pretérito, como em Eu gostava de ir até lá por Eu gostaria de ir até lá.

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo é:
A) 2 - 1 - 1 - 2
B) 2 - 1 - 2 - 1
C) 1 - 2 - 1 - 2
D) 1 - 1 - 2 - 2
E) 1 - 2 - 2 - 1

Resposta: A
1ª afirmativa se refere a uma mudança na escrita como substituição de forma verbal nominal. A mudança é gramatical.

2ª e 3ª falam de questões mais voltadas para a pronúncia. Fonéticas.

4ª é um uso de tempo. Uma regra para tal.

3) Considere as seguintes afirmações:

I - O fato de o português do Brasil possuir algumas características já encontradas em períodos anteriores do português europeu é evidência contrária à ideia de uma língua brasileira.

II - No Brasil do século XVIII, o português, além de ser a língua mais utilizada, era muito semelhante à modalidade europeia.

III - A variedade brasileira do português é mais conservadora do que a portuguesa, o que a faz mais fechada a variações na fala e na escrita.

Quais estão de acordo com o texto:
A) Apenas I.
B) Apenas II.
C) Apenas III.
D) Apenas I e II.
E) I, II e III.

Resposta: D
I = l. 20 - 21.
II = l. 4
III = Os "" do texto.

4) Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as seguintes afirmações sobre os segmentos do texto e os elementos a que eles se referem.

(  ) O pronome outros (l. 03) diz respeito aos habitantes que escreviam o em português.

(  ) O segmento por aqui (l. 21) equivale a 'pelo Brasil'.

(  ) O segmento nisso (l. 25) refere-se a 'o modo de combinar características conservadores e inovadoras'.

A sequência correta de preenchimentos dos parênteses, de cima para baixo, é
A) F - V - V.
B) F - V - F.
C) F - F - V.
D) V - F - F.
E) V - F - V.

Resposta: C

I - Pelo contrário.

II - pelo Brasil = noção de deslocamento, o texto só puxa a referência ao Brasil, já aqui, pela visão brasileira.

III - pronome com valor anafórico, retoma.

5) Considere, abaixo, três propostas de reescrita do seguinte período do texto.

  Foi necessário esperar até o século XVIII para que a língua portuguesa efetivamente se tornasse a língua majoritária do país.

I - Efetivamente, foi necessário esperar até o século XVIII para que a língua portuguesa se convertesse na língua majoritária do país.

II - Foi preciso esperar até o século XVIII para que a língua portuguesa se estabelecesse como a língua majoritária do país.

III - Precisou-se esperar até o século XVII para que a língua portuguesa viesse a ser de fato a língua majoritária do país.


Quais as propostas de reescrita mantêm a correção e o sentido do texto original?
A) Apenas I.
B) Apenas II.
C) Apenas III.
D) Apenas II e III.
E) I, II e III.

Resposta: D
I - O advérbio inicial fortalece a espera.

II e III - certa.

6) Associe corretamente as colunas abaixo:

Coluna I:

(  ) Que língua é essa que falamos e que escrevemos (tão pouco)? (l. 6)

(  ) está? está lá? (l. 14)

(  ) Significaria então que já nasceu a língua brasileira? (l. 19)

(  ) por que "eles" mudaram a língua por lá... (l. 23 - 24)


Coluna II:

1 - pergunta retórica

2 - pergunta que caracteriza o tema geral do texto

3 - pergunta usada para sinalizar presença do interlocutor

4 - pergunta que pressupões resposta negativa

5 - pergunta indireta

Resposta: D

I - pode ser outra coisa?

II - equivalente a "alô?".

III - perguntas retóricas são usadas para fazer o ouvinte pensar, ele diz que temos línguas diferentes chamadas da mesma e pergunta isso...

IV - não tem ponto de interrogação, única que pode, inclusive, e pressupõe uma pergunta.

7) Considere o seguinte trecho do texto, que retrata um fenômeno que diferencia o português brasileiro do europeu.

  Pronunciamos todas as vogais que precedem a vogal tônica, como em telefone, enquanto os portugueses passaram a apagá-las, dizendo tulfón.

Assinale a alternativa que apresenta um exemplo do mesmo fenômeno.

A) falavam / falvam
B) portuguesa / purtuguesa
C) brasileiro / brasilero
D) nasceu / naisceu
E) diferenciadores / difrenciadores

Dificilmente você pegue uma regra para isso, resposta: E.

8) Considere as seguinte propostas de substituição de nexos do texto, independentemente da necessidade de eventuais ajustes de pontuação.

1 - enquanto (l. 12) por no momento em que

2 - então (l. 19) por pois

3 - e sim (l. 23) por mas

Quais propostas manteriam o significado das frases em que os nexos estão inseridos?
A) Apenas 1.
B) Apenas 2.
C) Apenas 3.
D) Apenas 1 e 2.
E) Apenas 2 e 3.

Resposta: E

1 - o enquanto não indica tempo.

2 - muito culto, inclusive.

3 - ambos indicariam uma contraposição.

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