0

Justiça

Posted by Henrique I. Weizenmann on 10:03 in
Quase em todas as discussões sobre o que é justiça, usa-se um exemplo de que a justiça nem sempre é certa, bondosa. Com meus amigos, sempre foi a da criança que rouba por estar com fome. Ora, o que é justo nisso? Roubar e uma criança passar fome, logo ou a criança deve devolver ou alguém deve pagar pelo que ela roubou. Ou ela passa fome ou ela é incentivada ao roubo, já que não há repreensão e, portanto, porque achar que é errado.
 
Como resolver uma situação destas se baseando em apenas justiça?
  
Talvez a resposta não seja simples, mas existe.

Primeiro, entenda-se o que é justiça.

Justiça é, de forma simples, uma forma de igualdade. Como é sabido, desigualdade sociais são formas de injustiça, logo, a pobreza, quando há ricos, é uma injustiça. O problema é que não é justiça que os ricos dando seu patrimônio aos pobres simplesmente por dar, isso é chamado de caridade, apesar de nem sempre o ser.
 
Então, de quem é a culpa da injusta de a criança ter fome?
A) Dos pais ou responsáveis.
B) Se criança não tem responsáveis legais e está por si, é porque está sem educação.
C) Da sociedade que não a encaminhou para onde ela pode ser cuidada, ainda que sem seus responsáveis legais.
D) Do lugar para onde a criança foi encaminhada que não pode ou não soube ajudá-la.
Como é sabido, todas as respostas estão corretas, a questão é que a cada criança se aplicaria uma.
 
Os pais é que devem dar sustento (e dizer que não se deve roubar, assim como os devidos motivos para tal) à criança enquanto ela for incapaz. Se os pais são incompetentes, cabe à sociedade educar a criança, na função de governo. É para isso existem orfanatos. Se o lugar ao qual a criança foi levado estiver com problemas, cabe à sociedade resolvê-lo, e não fechá-lo.
 
Analisando então a pergunta, volta-se à questão de que não se sabe qual situação se aplica à criança. Para isso, a solução é perguntar, algo que não ofende (ou não deveria) quando em circunstâncias comuns.
 
Sabida a resposta, é preciso agir.
 
E o primeiro passo é devolver o que foi roubado. Isso mesmo. Só porque alguém foi injusto com a criança, não significa que ela deve ser injusta com outros. O que ela roubou é trabalho de outro (a não ser que seja de um ladrão, quando a situação é outra, mas ainda deve-se devolver ao dono, mesmo que herdeiro).
 
O segundo passo é agir sobre a fome da criança. A solução da fome é a alimentação, mas a criança ainda voltará a ter fome, então é uma solução parcial, ainda que importante.
 
O terceiro passo é agir conforme a resposta da criança.
A) Falar com os pais, para isso existem assistentes sociais. Se isso não resolver, leva-se para um orfanato.
B) Leva-se para um orfanato.
C) Idem B.
D) O problema de muitos orfanatos é, hoje em dia, falta de dinheiro. Isso pode ser resolvido com ajuda da sociedade que ele tenta ajudar. Ainda que ele seja privado, o governo, como representante da sociedade, tem o dever de ajudar.
 
Isso é justiça. Afinal:
Crianças não tem como se sustentar, logo precisam de alguém que o faça. Assim como elas deverão contribuir no futuro para que isso continue, seja sendo bons pais, seja ajudando crianças desamparadas, seja pagando seus impostos e cobrando ações do governo. Enfim, meios têm vários.
  
Depois, se eu ajudo alguém, é justo, igualitário, que esse alguém me ajude. Muitos orfanatos, mais que dinheiro, precisam de pessoas que trabalhem com as crianças, educando-as e divertindo-as. Cada um faça o que puder. Não é justo cobrar mais que isso, mas não é justo que não se cobre o mínimo. Pois justiça é para garantir igualdade, ainda que haja muitas diferenças.

0 Comments

Postar um comentário

Copyright © 2009 Aurea Dicta All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive.