0

Toda Bondade Vem de Deus

Posted by Henrique I. Weizenmann on 10:57 in
Algo realmente intrigante é saber de onde vem a bondade do ser humano.

Segundo os cientistas, evoluímos e criamos a razão, mas, se pararmos para pensar, a bondade parece meio embutida em nossa espécie.

Antes, porém, de continuar, um esclarecimento do conceito simples para bondade: pensar no melhor para outrem sem que isto lhe traga benefícios. Algo que, curiosamente, parece-se com amor.

Agora, voltando à questão original, de onde veio a bondade do homem?

Podem-se avaliar várias nações antigas, cada qual terá suas características, mas qual delas terá a bondade? Pensa nos gregos e nos romanos, duas grandes nações antigas e conhecidas, qual era a bondade que havia no meio deles?

Difícil achar alguma, certo?

(Se alguém citar lutar pelos país, estará errado. Romanos lutavam pelas conquistas e, em consequência, escravos. Gregos para entrarem para a história ao morrerem heroicamente.)

Porém, há bondade num povo mais antigo e com fama similar: hebreus.

Claro, havia a lei do talião, que pregava uma justiça equivalente, algo tido como bondoso para os padrões da época e como mínimo hoje em dia. Porém, havia mais, havia a preocupação com as viúvas, pessoas tidas como abandonadas, já que havia o pensamento de que o sustento era dado pelo homem.

Além disso, havia serviços aos pobres e aos doentes assim como uma cultura de perdoar dívidas, ainda que não pagas, em dado tempo.

Porém, isso, eles não inventaram do nada. Veio de Deus.

Se achares que Deus é só uma palavra, estás errado, pois é, no mínimo, uma inspiração. Na Bíblia já se encontra que Deus se manifesta tanto nas grandes como nas pequenas coisas. E quão sutil este tema é!

Hoje em dia, há quem diga que muitos religiosos fazem o bem para alcançar a Salvação e que, portanto, não seriam mais que mercenários. De fato, muitos fazem assim, mas, pelo menos na Igreja Católica, o ideal disseminado é fazer o bem SEM ESPERAR ALGO EM TROCA.

Agora, há quem fale da velha questão da família (amor e respeito). Isso veio da Igreja Católica, já que, segundo o direito romano, se o pai não quisesse o filho, ele podia matá-lo.

Em Suma: Toda Bondade Vem de Deus, seja ele quem for. Deus é Bom e é Amor. Ou seja, o Amor é Bom. Só que até mesmo um escudo vira uma arma, vide Capitão América.

Para finalizar, segundo a Igreja Católica, todos temos algo que nos impele ao divino e, isto, é algo que fica para refletir.

0 Comments

Postar um comentário

Copyright © 2009 Aurea Dicta All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive.