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Construindo sobre ruínas

Posted by Henrique I. Weizenmann on 04:19 in
Muitas pessoas dizem que recomeçarão do zero. Bom, isso é idiotice, além de impossível.
Primeiro, recomeçar do zero é pleonástico, já que é preciso ir de volta ao começo para se recomeçar, logo chega-se ao marco zero. Todavia, teoria e prática são coisas diferentes.
Se alguém reinicia uma partida de Battlefield, os tiquets tem a perda zerada. Porém não se pode aplicar isso à vida. Tente, quando fizeres algo que te desagrade, voltar a ser um feto. Não se pode, logo, não recomeçamos do zero.
Sempre que algo de ruim acontece e precisa-se "recomeçar", na verdade, é preciso fazer um esforço para corrigir o erro e seguir em frente. Afinal, ainda não voltamos no tempo.
Por isso, podemos dizer que, nesses casos, constrói-se sobre ruínas. Pois, sempre que algo dá errado ou quando o mesmo é desagradável, é como ter parte de si transformada em ruínas. É preciso, então, construir sobre elas, aproveitando o que há de melhor.
Se voltarmos ao marco zero, esqueceremos o bom, ainda que o ruim, de nossas experiências. E ambos são necessários para evoluirmos e, no máximo, enfrentarmos problemas diferentes, quando eles virem.

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PUC (inglês) 2011 - 2

Posted by Henrique I. Weizenmann on 13:10 in
01"The idea that Swedish economy is headed for a crash is nonsense." Blomkvist 02said.
03"You have to distinguish between two things - the Swedish economy and the 04Swedish stock market. The Swedish economy is the sum of all the goods and 05services that are produced in this country every day. There are telephones from 06Eric, cars from Volvo, chickens form Scan, and shipments from kiruna to 07Svövke. That's the Swedish economy, and it's just as strong or weak today as it 08was a weak ago."
09He paused for effect and took a sip of water.
10"The Stock Exchange is something very different. There is no economy and no 11prodution of goods and services. There are only fantasies in which people from 12one hour to the next decide thar this or that company is worth so many billions, 13more or less. It doesn't have a thing to do with reality or with the Swedish 14economy."
15"So you're saying that it doesn't matter if the Stock Exchange dorps like a 16rock?"

1) Text
A) deals with a economical situation.
B) identifies all that Swedish companies produce.
C) clarifies the meaning of terms in Economics.
D) advises citizens to make investments.
E) describe the exact financial situation of Sweden.

Resposta: C.
B, D e E são fáceis de eliminar.
A fala uma afirmação errada, mas que parece certa. Afinal, o texto esclarece sobre termos de Economia, mas não lida com uma situação econômica, mas de um diálogo sobre tal.

2) The expression "to be headed for", as used in line  01, is semanticaly related to
A) meetinf a deadline.
B) organize things.
C) leading something.
D) being at the top.
E) moving forward.

Resposta: E
Denota "segue para alguma lugar".

3) The dictionary definition for the term "stock" (line 04) that best fits its use in the text is
A) a supply of goods that is available for sale.
B) the value shares.
C) farm animals that are kept for their meat, wool, etc.
D) the type of family or ancestors.
E) the degree to which something is respected.

Resposta: B.
C, D e E são fáceis de eliminar, não há menção ao enunciado delas.
No último parágrafo, ele fala de queda. Se fossem bens, não haveria queda de bens, logo, é queda de valores.

4) Pela expressão "it's just as strong or weak today as it was a week ago" (lines 07-08) entende-se que a economia da Suécia
A) está tão forte hoje como na semana passada.
B) está mais fraca do que estava na semana passada.
C) apresenta uma variação significativa, semana após semana.
D) depende das oscilações das ações.
E) aposta tanto na fraqueza como na força do seu mercado.

Resposta: A.
A alternativa E engana, mas a A ainda é melhor que ela.

5) From the caracter's explanation, the mos probable answer to the question in lines 15-16 is:
A) No, tha's really important.
B) Yes, Stock Exchange rates vary.
C) No, the dropping of exchange rates could make a difference.
D) Yes, the economy depends on it.
E) Definitely not.

Resposta: E
Parece sem sentido, mas analise que ele falou com jeito (termos) de confiança. Além disso, apesar de a resposta mais provável realmente não ser esta, é o que se espero pelo que foi dito, ou se deveria esperar.

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PUC (matemática) 2011 - 2

Posted by Henrique I. Weizenmann on 05:01 in
Estudando para uma prova de Matemática na Biblioteca, um estudante encontrou o seguinte problema:
Três números são medidas dos lados de um triângulo retângulo. O menor deles é a metade do maior. Então, o terceiro número é obtido multiplicando o menor por ... .
Realizando os devidos cálculos, esse aluno obteve a resposta correta para o problema, que é:
A) 3.
B) 5.
C) raiz de 2.
D) raiz de 3.
E) raiz de 5.

Resposta: D.
Basta aplicar pitágoras para descobrir o valor do terceiro segmento do triângulo. Para os dois primeiro, basta atribuir valores, recomendo 2 e 4.
Também se pode fazer pela fómula da tangente: tg60° = cat. op./cat. adj.
raiz de 3 = x/2, como escolhi 2 para atribuir valor.

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PUC (biologia) 2011 - 1

Posted by Henrique I. Weizenmann on 06:15 in
Para responder a questão, relacione os termos apresentados em 1 a 4 com as informações apresentadas na sequência, numerando os parênteses.

1. Dominância.
2. Ausência de dominância.
3. Polialelia.
4. Interação Gênica.

(  ) Dois ou mais pares de genes, com distribuição independente, determinam conjuntamente um caráter herdado.

(  ) Um gene impede completamente a expressão de seu alelo em um indivíduo heterozigoto.

(  ) Um gene pode exibir três ou mais formas alternativas, mas em determinado indivíduo existirão apenas dois genes alelos.

(  )  Um gene interage com seu alelo, de maneira que o heterozigoto expressa simultaneamente os dois fenótipos dos genitores homozigotos.

A ordem de preenchimentos dos parênteses, de cima para baixo é:
A) 3 - 1 - 2 - 4
B) 2 - 4 - 3 - 1
C) 1 - 3 - 4 - 2
D) 4 - 1 - 2 - 3
E) 4 - 1 - 3 - 2

Resposta: E.
Como fazer só olhando a termologia:
1 impede completamente = domina. Hetero = misto. Um domina sobre outro quando misto.
Sobra A, D e E.

2 simultaneamente os dois = ausência de dominância.

3 três ou mais = poli = muitos.

Pronto, resolveste uma questão sem saber biologia.

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PUC (geografia) 2011 - 1

Posted by Henrique I. Weizenmann on 06:06 in
As plantas geneticamente alteradas, cultivadas nos últimos 10 anos, têm trazido resultados espetaculares, embora de forma localizada. Culturas como a soja, o algodão, o milho e a colza transgênicas ocupam cerca de 120 milhões de hectares no mundo.

Quanto a esse fato, é correto afirmar:
A) No Brasil, esse tipo de produção continua sendo proibido, e os agricultores que insistem em produzir utilizando essa prática sofrem desgastes com a justiça.
B) A produção de transgênicos permitiu a erradicação da subnutrição em muitos países do mundo.
C) O maior objetivo deste cultivo é fazer frente à escassa quantidade de terras cultiváveis no mundo.
D) Países como a Índia e a China são desfavoráveis a esse tipo de produção, por entenderem que ela provoca o êxodo rural.
E) Os principais debates que se referem à produção dos transgênicos estão pautados no controle e na gestão dos riscos biotecnológicos que podem afetar a humanidade.

Resposta: E
A) Não é proibida.
B) Aumentou a produção.
C) Não são escassas.
D) Se fossem contra, seria mais pelo dito na E. Afinal, é a tecnologia que ajuda a maioria dos países a crescer.

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História do Direito

Posted by Henrique I. Weizenmann on 06:34 in
Definição de Direito:
Direito, num de seus sentidos, é a regularização da sociedade por meio de um grupo ou uma pessoa. Assim, surgem as normas ou leis, que podem ser impostas ou não. Quando não são impostas, ocorre uma democracia, quando são, o termo é ditadura. No Brasil, somos um Estado Democrático de Direito, mas já fomos um Estado Ditatorial de Direito.

Primórdios:
Muito desconsiderado por pessoas, o direito remonta as tribos mais primitivas de humanos. Nessas tribos, como em algumas de hoje, quem dita as leis é geralmente um xamã, que ouvindo entidades sobrenaturais dita as leis e todos obedecem.
Com o passar do tempo, as tribos cresceram e o poder acabou mudando de mãos, embora muitas sociedades ainda detivessem a proximidade, como é o caso do Império Romano, onde alguns imperadores queriam ser tratados como deuses.

Hebreus:
É sem dúvida nenhuma do povo hebreu que veio os direitos que temos hoje em dia.
Em diversas civilizações, quando um ofendido pia justiça, ela era desmedida, podendo o ofendido pedir além do que era justo. Os hebreus foram os primeiros a implementarem um sistema equivalente, com a Lei do Talião: "olho por olho, dente por dente".
Inclusive, suas leis foram as primeiras a garantirem direitos às mulheres, como o casamento obrigatório com estupradores delas e auxílio às viúvas e pobres (estes, homens e mulheres, adultos e crianças). Ainda assim, era uma sociedade machista.

Jesus Cristo e cristãos:
Sendo, talvez, o primeiro a se preocupar com o malfeitor, Jesus mostrou algo ao mundo: o perdão. Com o perdão, não haveria dívida, todavia era preciso não ser idiota de dar oportunidades para o ladrão.
E é com base nos dez mandamentos e no amor que Cristo e os cristãos mostraram nos primeiros séculos que o direito atual se solidificou. Não é à toa que temos leis que proíbem matar, mentir (ainda que só em certos casos), roubar, poligamia e outras tantas coisas.

Poligamia Árabe:
Uma das razões que explica porque o árabes praticam a poligamia pode ser a escassez de homens. Todavia, alguns dizem que é uma prova de machismo da sociedade árabe.

Idade Média:
Umas perguntas que todas as pessoas deviam se fazer é: como o iluminismo conseguiu nascer se a Igreja Católica detinha o monopólio do conhecimento? Se dizem e comprovam que ela detinha mais poder que os demais países (tornando-os muitas vezes servos), como eles podiam ajudar o iluminismo se eram capachos? Como dizer Idade das Trevas de uma época em que nasceram as universidades?
Bom, sem entrar nesse assunto. Durante a Idade Média, surgiu o primeiro conjunto de leis organizado: O Direito Canônico. Tal conjunto foi base para a estruturação de vários outros que o seguiram.

Declaração Universal dos Direitos Humanos:
Um grande marco e presente para os dias de hoje, mas a Revolução Francesa não tem nada de humana. Não é preciso procurar muito nos livros de história para achar que os revolucionários cometeram tantas atrocidades que chega a ser contraditório que publicassem a declaração.

Dias de Hoje:
Após a Revolução Francesa, ocorreram diversas outras revoluções que culminaram em democracias representativas. Porém, o ideal do direito, que todos os homens sejam iguais, nas suas diferenças, está longe.

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PUC (geografia) 2011 - 1

Posted by Henrique I. Weizenmann on 06:07 in
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, cerca de 1,5 bilhões de pessoas não têm acesso à água potável, 2 bilhões não dispõem de instalações sanitárias e 4 bilhões não estão ligadas  a uma rede de saneamento básico. A água é um recurso distribuído de forma desigual, mas o maior problemas é a desigualdade de condições de vida da população, que muitas vezes tem acesso à água, mas não tem condições de utilizá-la.

Neste contexto, afirma-se:
I. Mais de 50% da população mundial não tem acesso à água potável e 20% não tem saneamento sanitário.

II. A Ásia é hoje o continente mais extenso, mais populoso e o que apresenta a maior reserva de água do mundo.

III. Mais de 60% da população mundial concentra-se em países pobres, ou periféricos, onde a distribuição de água potável ainda é deficitária.

IV. O Brasil, um dos países que tem mais água no mundo, ainda apresenta problemas de abastecimento de água tratada.

1) As afirmativas corretas são, apenas,
A) I e II.
B) I e III.
C) I e IV.
D) III e IV
E) II, III e IV.

Resposta: D
I - 1,5 bilhões não são 50% da população mundial.

II - As maiores reservas de água do mundo estão na África (Nilo) e na América (Bacia Amazônica).

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